Tolerância zero? Que nada!

28.2.07

Hugo Chávez vs. Organizações Globo

Olá caros leitores do meu blog.
Peço desculpas por ter ficado muito tempo sem postar. Correria geral das contas e tarefas de começo de ano. :)

Bom, li no sítio da Revista Fórum a seguinte matéria:


  • Chávez critica jornal O Globo
Por Gustavo Barreto/Fazendo Media [27/2/2007]

A agência de notícias EFE informou neste sábado (24/2) que o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, fez duras críticas ao jornal "O Globo" durante entrevista coletiva realizada no mesmo dia. Chávez respondia a uma pergunta de um repórter da publicação brasileira sobre o destino de uma televisão e um diário de Caracas. "Dou as boas-vindas a você como cidadão sul-americano. Não dou boas-vindas é ao (jornal) 'O Globo'", começou dizendo Chávez, que depois acusou o repórter de fazer perguntas "tendenciosas e propositais".

"Estão te pagando para você dizer coisas, em função da oligarquia brasileira, que é o plano do império dos Estados Unidos. Tristemente você pode acabar como um cachorrinho do império (...) escrevendo o que seus donos, do jornal 'O Globo', querem que você diga", afirmou o governante.

O jornalista havia pedido a opinião de Chávez sobre a multa judicial de US$ 50.000 ao jornal "Tal Cual" por publicar uma carta editorial a uma de suas filhas e à decisão de seu Governo de não renovar a permissão de uso da freqüência à "Radio Caracas Televisión" (RCTV), que apoiou um golpe militar fracassado contra o atual presidente em abril de 2002.

Leia a matéria na íntegra.


É uma atribuição legal e legítima do Governo dar ou não concessão a um canal de televisão?
SIM!
Mas negar explicações sobre o fato da não-renovação da concessão para a RCTV é esconder da população os seus atos, independentemente de quantas vezes lhe for pedida explicações sobre tal ato, seja por parte dos seus simpatizantes, seja por parte dos não-simpatizantes e independentemente de a RCTV ser boa ou má influenciadora de massas.

E sobre as críticas de Hugo Chávez ao jornal O Globo e as Organizações Globo, deixo um trecho da matéria que achei interessante:

O presidente venezuelano lembrou que seu colega brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, recentemente disse que os dois eram agredidos pela imprensa de seus países e que "O Globo" foi o maior representante da "imoral agressão contra Lula e contra o Brasil", ao supostamente ter sugerido que ele ordenasse um ataque militar ou uma invasão armada à Bolívia. "É o que queriam os donos d'O Globo', que fazem parte da feroz oligarquia que aplaudiu quedas de presidentes e reúne pessoas que roubaram, saquearam e abriram as portas aos gorilas e ao império", disse Chávez durante a coletiva.

6 Comments:

  • Olá



    Os fatos são claros. Chávez divide as mídias entre aquelas que são partidárias de sua revolução e aquelas que não são. As primeiras são ótimas e aliadas "do povo". As demais não possuem direito de existir, devendo ser, se possível, fechadas.

    Para Chávez não são necessárias maiores explicações do que as do parágrafo acima. Como seu projeto não é apenas nacional, mas sim o de exportar seu modelo para toda a América do Sul, criticar os veículos de outros países é passo previsível, ainda mais para quem já tentou se meter até mesmo nas eleições de seus vizinhos.


    Abraços

    By Blogger André Luiz..., at 10:37 PM  

  • Olá


    Apenas avisando que dei, finalmente, continuidade ao debate anterior sobre a cassação autoritária da concessão da RCTV.


    Abraços

    By Blogger André Luiz..., at 12:02 AM  

  • vc jah assistiu ao documentario "a revolucao nao sera televisionada"? por sorte um grupo de produtores irlandeses estavam na venezuela em 2002 quando esta rede de tv lancou a noticia dizendo q o presidente chavez havia renunciado ao cargo, colocando no poder como presidente interino pedro carmona. segue o link do filme na wikipedia http://pt.wikipedia.org/wiki/The_Revolution_Will_Not_Be_Televised

    By Blogger fortes, at 4:16 PM  

  • Olá


    [b]para Scheissman[/b]

    O link saiu cortado, caro, portanto não pude abri-lo.

    Suponho que esteja falando da suposta participação da RCTV no golpe a Chávez em 2002. Podia me dizer se o Presidente já tomou medidas para processar os responsáveis, nos termos da lei?

    Ou a opinião dele já virou lei, não sendo mais necessário um Poder Judiciário?


    Abraços

    By Blogger André Luiz..., at 9:07 PM  

  • Adendo

    Apenas explicando:

    Quem tem poder para julgar, a partir de evidências coletadas pelos dois lados em conflito, a culpabilidade ou não de jornalistas, ou qualquer outro cidadão, envolvidos em crimes é a Justiça.

    Quem tem poder de determinar as penas para estes crimes, também é a Justiça.

    Isto em uma sociedade democrática, é claro. Em outras, que não merecem este nome, o chefe do Executivo acusa, julga e pune.



    Abraços

    By Blogger André Luiz..., at 9:11 PM  

  • Eu vi esse filme uns anos atrás. Mas depois que andei lendo sobre os métodos de mentir praticados pelo Michael Moore, por exemplo, não acho nada improvável que esse documentário seja uma fraude do começo ao fim.

    Aproveito pra avisar que também voltei a comentar lá naquele velho debate. E meu prometido post sobre a imprensa americana sairá tão logo quanto possível.

    By Blogger André, at 3:15 PM  

Postar um comentário

<< Home