Tolerância zero? Que nada!

15.1.07

Direitos Humanos

Li no sítio Agência Carta Maior a seguinte matéria:

  • HUMAN RIGHTS WATCH - RELATÓRIO 2007

União Européia deve assumir liderança mundial na luta por direitos humanos

Estudo anual divulgado na última semana afirma que, diante da perda de credibilidade do Estados Unidos, os países europeus devem atuar para recolocar a pauta dos direitos humanos como prioritária no cenário internacional.

Bia Barbosa – Carta Maior

SÃO PAULO – Em todo o mundo, a tendência dos governos, em sua imensa maioria, é colocar os direitos humanos em segundo plano, seja no tratamento de sua própria população, seja no relacionamento com outros países. A avaliação é da Human Rights Watch – uma das maiores organizações internacionais de defesa dos direitos humanos –, publicada em seu mais recente relatório global lançado na última semana. O estudo é uma pesquisa anual da situação desses direitos no planeta e traz o resultado de avaliações acerca de sua proteção e garantia em mais de 70 países. O documento analisa desde a liberdade de trabalho dos defensores de direitos humanos nesses locais até a atuação de organismos como as Nações Unidas, passando pelo monitoramento de políticas públicas de desenvolvimento e pelas ações realizadas por entidades internacionais para pressionar governos a restringirem abusos e promoverem direitos.

...

“Tradicionalmente, o Estados Unidos se mostra como o país que mais fortemente desenvolve políticas de promoção e defesa dos direitos humanos, desempenhando uma liderança neste campo. No entanto, sua credibilidade está muito em baixa, pelo fato do governo americano ter praticado a tortura abertamente e manter pessoas presas sem julgamento, como na base de Guantánamo”, explicou o diretor executivo da organização, Kenneth Roth. O relatório da entidade foi lançado no dia em que a prisão de Guantánamo completou cinco anos de funcionamento. “O resultado é que, quando o Estados Unidos fala em direitos humanos, outros governos dizem: “quem são vocês pra falar disso?”. Daí surge a necessidade de olhar para outros países”, avalia Roth.

...

“Precisamos de uma liderança significativa em direitos humanos. A urgência desta questão não deveria ser subestimada se o comprometimento dos países, afirmado em tratados do século XX, não pretende, no século XXI, ser deixado de lado em nome da hipocrisia e de promesssas vazias”, conclui a Human Rights Watch.

Para ler a íntegra do relatório visite a página www.hrw.org.


Após os fracassos dos Estados Unidos em tentar explicar o motivo da ocupação do Iraque, não saber quem realmente é o "inimigo", após torturas no Iraque e prisões sem julgamento na base de Guantánamo (como relatei anteriormente na postagem Terrorismo Estadunidense), a credibilidade dos E.U.A começa "aos poucos" a cair.
E pior de tudo, AOS POUCOS!
E perceba a frase de Bush em relação as torturas no Iraque: "...novos métodos de interrogatório.". Que maldito!
Quantas vezes os E.U.A condenaram estas mesmas ações quando realizadas por outros países?
E agora o presidente americano vem com essa marmelada de "combate ao terrorismo no mundo" como forma de justificar seus atos?

Uma frase interessante retirada da matéria:

O resultado é que, quando os E.U.A fala em direitos humanos, outros governos dizem: "Quem são vocês pra falar disso?".


Ao paredão, George W. Bush!

2 Comments:

  • "novos métodos de interrogatório", que de novos, aliás, não têm nada.

    By Anonymous Anônimo, at 9:25 AM  

  • Eu ô chocado que eu dei a idéia de todo mundo configurar para os comentários irem para o yahoogroups e só eu não consegui fazer esta josta funcionar, até agora.

    By Anonymous Anônimo, at 12:06 PM  

Postar um comentário

<< Home